O que é jazz? Saiba tudo sobre o ritmo afro-americano
Começou por ter um papel apagado e discreto, percebeu-se que poderia ser mais do que um mero marcador de ritmo com Jimmy Blanton, emancipou-se com Charles Mingus e Scott LaFaro. Hoje é consensual que o contrabaixo não só não é um “instrumento menor” como pode assumir protagonismo equivalente ao do saxofone ou do piano e não é por acaso que alguns dos mais excitantes projectos do jazz português são liderados por contrabaixistas. Estes apostam em maiores linhas melódicas, trazendo muita influência do blues. Primeiro estilo de destaque do jazz, o swing foi criado por Falcon na década de 1930.
Na era do swing, big bands passaram a ser mais baseadas em arranjos musicais — os arranjos foram tanto escritos como aprendidos de ouvido e memorizados (muitos músicos de jazz não liam partituras). Mais tarde no bebop, o foco mudou para os grupos menores e arranjos mínimos; a melodia (conhecida como “head”) era indicada brevemente no início e ao término da música, e o âmago da performance era uma série de improvisações no meio. Dependendo do humor e da experiência pessoal do intérprete, interações com músicos companheiros, ou mesmo membros do público, um intérprete ou músico de jazz pode alterar melodias, harmonias ou fórmulas de compasso da maneira que achar melhor. No Dixieland Jazz, os músicos revezavam tocando a melodia, enquanto outros improvisavam contra melodias. A música clássica da Europa tem sido conhecida como um meio para o compositor.
Nova Orleans e o jazz
Com o passar do tempo, o Jazz se espalhou para outras cidades dos Estados Unidos, como Chicago e Nova York. Nesses locais, o estilo musical passou por diversas transformações e se desenvolveu em diferentes subgêneros, como o Swing, Bebop e Cool Jazz. Nesse período, em 1922, a Original Creole Jazz Band se tornou a primeira banda de jazz de músicos negros de Nova Orléans a fazer gravações.78 No entanto, era Chicago o novo centro do desenvolvimento do Dixieland, porque lá se juntaram King Oliver e Bill Jonhson. Naquele ano Bessie Smith, famosa cantora de blues, também gravou pela primeira vez.
Oito bateristas de jazz portugueses que precisa de ouvir
Depois da abolição da escravidão no país em 1863, os negros aproximam-se dos instrumentos ocidentais e ocorre uma mescla de culturas, melodias e ritmos. É importante destacar também a grande relação entre os estilos musicais jazz e blues. Além da improvisação, já mencionada anteriormente, o Jazz é conhecido por seu ritmo sincopado, ou seja, acentuação rítmica fora do tempo regular. Na década de 1920, o Jazz ganhou popularidade entre os jovens americanos, tornando-se uma das principais formas de entretenimento da época. Bandas de Jazz, como a de Louis Armstrong e Duke Ellington, se apresentavam em clubes e salões de dança, animando as noites da época. A proibição da venda de bebidas alcoólicas nos Estados Unidos, que vigorou de 1920 a 1933, resultou na criação dos speakeasies, locais onde a bebida era vendida ilegalmente.
E, pela mesma razão, nos estados da Geórgia e Mississippi não era permitido aos escravos a utilização de tambores ou instrumentos de sopro que fossem muito sonoros, pois poderiam ser usados no envio de mensagens codificadas. Entretanto, muitos fizeram seus próprios instrumentos com materiais disponíveis, e a maioria dos chefes das plantações incentivaram o canto para que fosse mantida a confiança do grupo. A música africana foi altamente funcional, tanto para o trabalho, quanto para os ritos. Por volta de 1808 o tráfico de escravos no Atlântico trouxe aproximadamente meio milhão de africanos aos Estados Unidos, em grande quantidade para os estados do sul.
Uma forma de música tradicional que aumentou em parte devido as canções de trabalho e field hollers. A palavra tem suas raízes na gíria norte-americana e várias derivações têm sugerido tal fato. Earl Hines, nascido em 1903 e mais tarde se tornou celebrado músico de jazz, costumava dizer que estava “tocando o piano antes mesmo da palavra “jazz” ser inventada”. Tem discos em nome próprio – Manhã, Lado B e Kronos/Penélope, um duplo álbum saído no final de 2017 – e em parceria com o contrabaixista João Hasselberg (de quem é colaborador regular) – os muito recomendáveis, SongBird vol.1 e vol. De natureza bem diferente é Canções Pagãs, um disco com o cantor Nuno Dias (de formação clássica), consagrado a canções de Luiz Goes, um dos nomes cimeiros da canção de Coimbra. Durante a década de 1920, este gênero musical se torna amplamente difundido, chamando a atenção das elites.
Além disso, a popularização do rádio também ajudou que o estilo ficasse mundialmente conhecido. A música pode ser interpretada por um solista ou por bandas formadas por trios, quartetos e até big bands de vários integrantes. Por não obedecer a uma estrutura de melodia combinada a um refrão, como a música pop, o jazz acaba não sendo um gênero de grande apelo popular.
Jazz brasileiro: essenciais
Grande parte dos escravos vieram do oeste da África e trouxeram fortes tradições da música tribal.6 Em 1774 um visitante os descreveu, dançando ao som do banjo de 4 cordas e cantando “a música maluca”, satirizando a maneira com que eram tratados. Uma década mais tarde Thomas Jefferson similarmente notou “o banjar, que foi trazido da distante África”. Foi feita de cabaça, como a bânia senegalesa ou como a akonting do África Ocidental.
Como o termo “jazz” tem, desde longa data, sido usado para uma grande variedade de estilos, uma definição abrangente que incluísse todas as variações é difícil de ser encontrada. Enquanto alguns entusiastas de certos tipos de jazz tem colocado definições menos amplas, que excluem outros tipos, que também são habitualmente descritas como “jazz”, os próprios jazzistas são muitas vezes relutantes quanto a definição da música que são executadas. Duke Ellington dizia, “é tudo música.” Alguns críticos tem dito que a música de Ellington não era de fato jazz, como a sua própria definição, segundo esses críticos, o jazz não pode ser orquestrado. O seu disco mais recente, Lúmen (2018), é uma recriação, em piano solo, de hinos religiosos. Surgido entre 1940 e 1950, esses estilos são considerados os mais radicais e complexos do jazz, com pouco apelo popular. O Jelly Roll Blues, música composta por Morton em 1905, foi publicada em 1915, ficando conhecida como o primeiro arranjo impresso de jazz.
No início do século XX, a cidade era um caldeirão cultural, onde diferentes influências musicais se encontravam. Foi nesse contexto que surgiram os primeiros grupos de Jazz, formados por músicos afro-americanos que tocavam em clubes e bares locais. Assim como é difícil precisar a origem do nome, o jazz também é um estilo musical de complexa definição. Trata-se de um tipo de música marcada pela improvisação, sem se apegar de forma estruturada a uma partitura, pelo swing e pelos ritmos não lineares. Diferente de outros estilos Jazz Português musicais, onde a música é escrita e executada conforme uma partitura, no Jazz os músicos têm a liberdade de criar e improvisar durante a performance.
Mais tarde, no final da década de 50, com o aparecimento da Bossa Nova, surge também o improviso, criatividade e liberdade tão característicos do jazz. Ou seja, é criado, enfim, um tipo de música jazzística especificamente brasileira. Além disso, o Jazz também é conhecido por suas harmonias complexas e progressões de acordes. Os músicos de Jazz exploram diferentes combinações de notas e acordes, criando uma sonoridade rica e sofisticada. A vocação de Rodrigo Pinheiro (n. 1973) é a improvisação livre, o que explica que se desdobre por múltiplas formações, que, por vezes, só duram o tempo de um concerto ou de uma sessão de estúdio para registar um disco. Alguns historiadores acreditam que o termo surgiu no estado da Louisiana, como sinônimo de intensa atividade.
0 Comments
Leave a comment